segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Zarattini: tendência do quadro econômico do Brasil é agudizar

A crise econômica pela qual passa o País foi um dos temas da entrevista coletiva concedida pelo novo líder da Bancada do PT, Carlos Zarattini (PT-SP), nesta quinta-feira (15). O parlamentar petista disse que o pacote de medidas para estimular a economia pretendida pelo governo ilegítimo e usurpador Michel Temer não aponta um bom caminho para o setor. Para ele, a tendência do quadro econômico do Brasil é agudizar.
“Até agora não vi nenhuma proposta econômica significativa. Os juros continuam altos. A política de juros, a política monetária do governo, é uma política restritiva. Apesar de a inflação ter caído, a taxa básica de juros (taxa Selic) se mantém no mesmo nível. Portanto, a taxa real de juros aumentou ao invés de diminuir”, explicou Zarattini.
O líder petista não vê perspectiva na área econômica, porque, segundo ele, existem restrições de gastos. “Programas como ‘Minha Casa, Minha Vida’ (MCMV), que poderia incentivar a produção e gerar emprego, estão sendo reduzidos violentamente. Então, a gente não vê nenhuma perspectiva nessas medidas que o governo vem adotando”, afirmou o deputado, que ainda lembrou que o governo ilegítimo tinha uma projeção de déficit de R$ 174 bilhões e que não teve competência para utilizar esse montante.

Até outubro, segundo o deputado, Temer tinha gasto pouco mais de R$ 60 bilhões. “Ou seja, Ele tinha condições de gastar mais, tinha condições de colocar mais recursos no MCMV e em outros projetos que são geradores de empregos e renda e não o fez. Portanto, é um governo que está sem rumo, e a economia afundando cada vez mais”, avaliou.
Zarattini ainda criticou o minipacote econômico do golpista, que prevê o saque de recursos do FGTS para pagamento de dívidas do governo. “Essa é uma medida muito discutível. É uma medida que diminui os recursos do Fundo de Garantia que são fundamentais para os programas habitacionais”, alertou Zarattini.
Questionado sobre o posicionamento da Bancada do PT em relação a algumas ações do golpista que precisarão do crivo do Congresso Nacional, o líder do PT afirmou que todas serão analisadas pelo conjunto do partido. “Vamos avaliar cada uma delas. Se forem medidas que considerarmos positivas, mas insuficientes, que é o que me parece que elas são, nós vamos tentar melhorá-las”, disse.
Benildes Rodrigues / Foto: Salu Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário